sábado, 23 de janeiro de 2010

OUTRA MATÉRIA QUE SAIU SOBRE O CURSO DE ESCALADA EM ÁRVORES PARA OS TÉCNICOS DO IBF NO ANO PASSADO

Técnicos do IBF participam do curso de escalada

Com a participação no curso, os alunos podem potencializar suas coletas de sementes com maior segurança

Diante das constantes transformações do clima, devido às históricas interferências do homem no meio ambiente, a humanidade está vivenciando uma época em que, necessariamente, toda a sociedade deve pensar em preservação, mas sem esquecer da geração de renda e fontes de trabalho auto-sustentáveis. É pensando nisso que o IBFLORESTAS promoveu, juntamente com o apoio da empresa Território Online e Conquista Montanhismo, o curso de escalada em árvore para coletores de sementes, cadastrados no Projeto Sementes do Trabalho.
O curso ministrado pelo biólogo Alexandre Coletto da Silva, entre os dias 12 e 13 de dezembro, em Uberlândia (MG), tem por objetivo aperfeiçoar as técnicas de coleta de sementes, promovendo a colheita também na copa das árvores, com toda segurança necessária para os coletores. De acordo com Coletto, a participação no curso irá contribuir para uma nova visão dos coletores de sementes que não mais ficarão restritos às coletas de solo. “Agora, eles poderão ter acesso a lugares em que só poderiam realizar seu trabalho com o auxílio de instrumentos como o podão botânico”, detalha o instrutor.
Para Lucinéia de Paula, encarregada do viveiro de mudas do IBFLORESTAS, a participação no curso foi uma boa oportunidade para aprender a técnica de subir em árvores com segurança e ter acesso às sementes na copa das árvores. “O aprendizado que eu obtive pode beneficiar meu trabalho, porque muitas vezes entramos na mata, encontramos árvores diferentes e não podemos coletar por serem altas e os nossos equipamentos não alcançarem”, diz.
De acordo com Lucinéia, a partir do aprendizado no curso, a coleta de sementes será bem mais diversificada. “Eletrina, por exemplo, esses dias, eu achei um pé carregado e não pude coletar por estar muito alta”, comenta.
O curso teve duração de dois dias e os alunos puderam aprender a fazer o nó nas cordas, a montar o equipamento de escalada, a fazer a ancoragem da corda nas demais árvores, a se locomover de uma árvore para outra entre outros.
Segundo Alexandre Coletto, as técnicas de ascensão vertical, ministradas no curso, além de facilitar a colheita de sementes, abrem inúmeras possibilidades de prestação de serviços, na área ambiental, para os agricultores. Os serviços prestados por esses profissionais incluem o resgate de fauna, coleta de sementes ou material botânico fértil, estudos de comportamento, monitoramento de ninhos de animais, estudo e monitoramento da artropodofauna associada a espécies arbóreas, etc.
De acordo com Maria Ferreira da Silva, auxiliar do viveiro do IBF, o aprendizado obtido no curso foi muito útil para atualizar o seu conhecimento sobre a coleta de sementes nativas. “Essa é uma nova forma de eu ganhar um dinheiro extra, nas coletas que faço, nas horas vagas”, comenta.
Se você tem interesse em ser mais um parceiro do IBFLORESTAS, sendo um financiador do Projeto Sementes do Trabalho ou doando produtos, entre em contato conosco. Caso, você queira ser um associado do programa ou um produtor de mudas, cadastre-se aqui.
Crédito da foto: Acervo Coletto 2009, disponível em www.escaladasnocerrado.blogspot.com
Termos mais procurados: Conquista Montanhismo; Território Online; Viveiro Familiar; Semente do trabalho; Plante Árvore.

FONTE: http://ibflorestas.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=236

Nenhum comentário: