sábado, 30 de janeiro de 2010

FACULDADE CATÓLICA DE UBERLÂNDIA OFERECE CURSO: TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL


O Profissional
O objetivo do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental é a formação de profissionais capazes de gerenciar atividades produtivas utilizando-se de novas tecnologias praticáveis ao interesse público, minimizadores de impactos e eliminadores dos mesmos; atuar na formação de políticas públicas, planejar e executar atividades de diagnósticos, de avaliação de impactos e de medidas mitigadoras, bem como, planejar, executar e controlar o uso sustentável dos recursos naturais nos processos produtivos e suas emissões. Promover o ensino, pesquisa e extensão na área do Planejamento e Gestão Ambiental. Posteriormente, cursando uma pós-graduação (Mestrado e Doutorado) poderá ministrar aulas e ser pesquisador em Instituições de Nível Superior.

O que você irá estudar?
A organização curricular é composta por disciplinas de conteúdos teóricos e práticos (laboratório e trabalhos de campo) que abordam os mais diversos elementos que compõem o meio ambiente, a avaliação dos impactos ambientais, a legislação ambiental, bem como, os procedimentos e mecanismos para a elaboração da perícia, certificação e licenciamento ambiental. Os conteúdos das geotecnologias ( Sensoriamento remoto e geoprocessamento) aplicadas à gestão são abordados em diversas disciplinas.

Destaques- Projetos de Pesquisas
- Projetos de Gestão Ambiental
- Atividades de Extensão
- Eventos Científicos
- Trabalhos de campo
- Visitas técnicas

Habilitação
Tecnólogo em Gestão Ambiental
Cargo de Gestor Ambiental / Ministério do Meio Ambiente / Lei 10.410, de 11/01/2002
Registro Profissional no Conselho Regional de Química (CRQ)

Atuação
- Gerenciamento de processos ambientais em instituições públicas
e privadas.
- Pesquisas em Instituições Públicas e Privadas.
- Ensino de nível Superior.
- Planejamento Ambiental.
- Gerenciamento de resíduos
- Gerenciamento de áreas contaminadas.
- Gerenciamento de Recursos Hídricos.
- Implantação de Sistemas de Gestão Ambiental – SGAs.
- Obtenção de Certificação ambiental ISO 14000.
- Pesquisador de tecnologias limpas.
- Realizar processos de perícia ambiental e licenciamento ambiental
- Organizar e realizar cursos e treinamentos na área ambiental.
- Participar de equipes multidisciplinares na elaboração de EIA (Estudo de Impactos Ambientais), RIMA (Relatório de Impactos Ambientais), RCA (Relatório de Controle Ambiental), PCA (Plano de Controle Ambiental) e outros instrumentos da Gestão Ambiental.

Duração e Período
2 anos e meio – noturno
Quadro Docente
Formado por Doutores e Mestres

Maiores informações: Faculdade Católica de Uberlândia
Rua Padre Pio, 300 - Osvaldo Rezende - CEP 38.400-386
Telefone: (034) 3236-0336 | Informações: contato@catolicaonline.com.br

NOTA DO BLOG: A divulgação do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental aqui neste espaço se justifica porque estou fazendo parte do quadro docente desta conceituada Faculdade e minha intenção é oferecer no meio acadêmico uma introdução às técnicas de ascenção vertical em dossel, dentro da disciplina Biologia Aplicada! Trata-se de uma idéia que foi recebida com entusiasmo pela Coordenadora do Curso, Professora Claudete Dallevedove Baccaro. Espero que isso se concretize para que em breve possamos postar mais novidades por aqui!!! Bom fim de semana a todos!

Alexandre

domingo, 24 de janeiro de 2010

EXPERIÊNCIAS INTERNACIONAIS COM ESCALADA DE ÁRVORES

É interessante navegar pela internet e observar como a escalada de árvores (tree climb em inglês) têm se tornado popular em outros países! Veja o link abaixo sobre cursos e excursões oferecidos no Parque Estadual Panola Mountain, na Georgia, Estados Unidos. Fico me perguntando, e aqui no Brasil com tamanha biodiversidade, por que não damos tanta importancia a essa atividade? No mínimo teríamos contribuições como:
- geração de renda para comunidades tradicionais;
- divulgação de conhecimento científico (descoberta de novas espécies, conservação in situ, manejo florestal, etc);
- divulgação de noções sobre educação ambiental, preservação do meio ambiente, etc;
- aumento da receita para Unidades de Conservação espalhadas pelo País;
- geração de empregos diretos e indiretos com a exploração do turismo ecológico que esta atividade proporciona.

Poderíamos falar muito mais pontos positivos mas o fato é que infelizmente há uma quase paralisia e/ou falta de iniciativa de nossos dirigentes em relação a alternativas que estejam em sintonia com o real significado do termo desenvolvimento sustentável. Resta-nos deixar o orgulho de lado ou os xenofobismos e observar as experiências estrangeiras (falo neste momento especificamente do assunto escalada em árvores) para aprendermos mais sobre organização, divulgação e promoção de atividades ligadas a "tree climb". Vejam a chamada do parque Panola Mountain abaixo (links disponíveis no fim dessa postagem)e tirem suas próprias conclusões:

Tree Top Excursions: Introduction Climb

3rd Saturday of Month 1 PM - 4 PM from Feb 20, 2010 until Dec 18, 2010
Join us "on rope" for an adventure exploring the canopy above. This is an introductory climb to Canopy-Adventure-Research-Educational Technical Tree Climbing (CARE TTC). Participants will use rope and harness for this moderately strenuous activity. Meeting at Naomi-Ruth Climbing Tree. We recommend arriving 30 minutes before each program. Register in advance. $15 plus $5 parking. 770-389-7801.

Event Link: http://www.gastateparks.org/core/item/page.aspx?s=174006.0.1.5&mode=h

Panola Mountain State Park
2600 Ga. Hwy. 155, SW
Stockbridge, GA 30281

Directions:
Located 18 miles southeast of Atlanta on Ga. Hwy. 155 via 120 exit #68.



FONTE:
http://new.gastateparks.org/net/calendar/details.aspx?s=163275.0.1.5&dateid=791
http://www.gastateparks.org/core/item/page.aspx?s=174006.0.1.5&mode=h


Abraços e boas escaladas!!
Alexandre

sábado, 23 de janeiro de 2010

COMPETIÇÕES DE ESCALADA EM ÁRVORES NA NOVA ZELÂNDIA EM 2010 - CONFIRA AS DATAS

2010 Tree Climbing Competitions
General Information
New Zealand Arboricultural Association, in conjunction with STIHL, is running a series of four Regional Tree Climbing Competitions (TCCs) held across New Zealand.

The competitions are open to persons involved in all aspects of arboriculture.

The top climbers (plus special qualifiers and wildcards) from each of the Regional Tree Climbing Competitions will be eligible to compete in the STIHL / NZAA National Tree Climbing Championship (NTCC) held in November 2010, Auckland.

This is your chance to meet and compete with fellow arborists, learn new techniques and see first-hand differing climbing styles.

The overall winner of the NTCC will go on to represent New Zealand at the International Society of Arboriculture (ISA) International Tree Climbing Championship (ITCC) held the following year in Brisbane, Australia during July 2011.

Regional Competition Dates
PRE-REGISTRATION ESSENTIAL – registrations will not be accepted on the day

Special Note:
The use of Locking snap hooks as pictured in the updated flyers will NOT be permitted for use in NZAA Regional or National competitions. Please arrange to have alternative connecting links.
The dates for the four STIHL / NZAA Regional Tree Climbing Competitions in 2010 are as follows:-

South Island Region
Venue: Christchurch – venue to be confirmed
Date: March 13, 2010
(NOTE MAJOR DATE CHANGE FROM USUAL TIME OF YEAR)
Registration: Registration information coming soon. (pre-registration is essential)

Auckland Region
Venue: Auckland Domain
Date: March 20th, 2010
Registration: Registration information coming soon. (pre-registration is essential)

Waikato/BOP Region
Venue: Hamilton – Hamilton (venue to be confirmed)
Date: September 11th, 2010
Registration: Registrations not open yet.

Wellington Region
Venue: Wellington (venue to be confirmed)
Date: October 2nd, 2010
Registration: Registrations not open yet.

Contact
For more information about the Tree Climbing Competitions, please contact the NZTCC Co-ordinator Marlies Laser via email at marlies.laser@wintec.ac.nz.

FONTE: http://nzarbor.org.nz/

OUTRA MATÉRIA QUE SAIU SOBRE O CURSO DE ESCALADA EM ÁRVORES PARA OS TÉCNICOS DO IBF NO ANO PASSADO

Técnicos do IBF participam do curso de escalada

Com a participação no curso, os alunos podem potencializar suas coletas de sementes com maior segurança

Diante das constantes transformações do clima, devido às históricas interferências do homem no meio ambiente, a humanidade está vivenciando uma época em que, necessariamente, toda a sociedade deve pensar em preservação, mas sem esquecer da geração de renda e fontes de trabalho auto-sustentáveis. É pensando nisso que o IBFLORESTAS promoveu, juntamente com o apoio da empresa Território Online e Conquista Montanhismo, o curso de escalada em árvore para coletores de sementes, cadastrados no Projeto Sementes do Trabalho.
O curso ministrado pelo biólogo Alexandre Coletto da Silva, entre os dias 12 e 13 de dezembro, em Uberlândia (MG), tem por objetivo aperfeiçoar as técnicas de coleta de sementes, promovendo a colheita também na copa das árvores, com toda segurança necessária para os coletores. De acordo com Coletto, a participação no curso irá contribuir para uma nova visão dos coletores de sementes que não mais ficarão restritos às coletas de solo. “Agora, eles poderão ter acesso a lugares em que só poderiam realizar seu trabalho com o auxílio de instrumentos como o podão botânico”, detalha o instrutor.
Para Lucinéia de Paula, encarregada do viveiro de mudas do IBFLORESTAS, a participação no curso foi uma boa oportunidade para aprender a técnica de subir em árvores com segurança e ter acesso às sementes na copa das árvores. “O aprendizado que eu obtive pode beneficiar meu trabalho, porque muitas vezes entramos na mata, encontramos árvores diferentes e não podemos coletar por serem altas e os nossos equipamentos não alcançarem”, diz.
De acordo com Lucinéia, a partir do aprendizado no curso, a coleta de sementes será bem mais diversificada. “Eletrina, por exemplo, esses dias, eu achei um pé carregado e não pude coletar por estar muito alta”, comenta.
O curso teve duração de dois dias e os alunos puderam aprender a fazer o nó nas cordas, a montar o equipamento de escalada, a fazer a ancoragem da corda nas demais árvores, a se locomover de uma árvore para outra entre outros.
Segundo Alexandre Coletto, as técnicas de ascensão vertical, ministradas no curso, além de facilitar a colheita de sementes, abrem inúmeras possibilidades de prestação de serviços, na área ambiental, para os agricultores. Os serviços prestados por esses profissionais incluem o resgate de fauna, coleta de sementes ou material botânico fértil, estudos de comportamento, monitoramento de ninhos de animais, estudo e monitoramento da artropodofauna associada a espécies arbóreas, etc.
De acordo com Maria Ferreira da Silva, auxiliar do viveiro do IBF, o aprendizado obtido no curso foi muito útil para atualizar o seu conhecimento sobre a coleta de sementes nativas. “Essa é uma nova forma de eu ganhar um dinheiro extra, nas coletas que faço, nas horas vagas”, comenta.
Se você tem interesse em ser mais um parceiro do IBFLORESTAS, sendo um financiador do Projeto Sementes do Trabalho ou doando produtos, entre em contato conosco. Caso, você queira ser um associado do programa ou um produtor de mudas, cadastre-se aqui.
Crédito da foto: Acervo Coletto 2009, disponível em www.escaladasnocerrado.blogspot.com
Termos mais procurados: Conquista Montanhismo; Território Online; Viveiro Familiar; Semente do trabalho; Plante Árvore.

FONTE: http://ibflorestas.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=236

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

CANOPY SERÁ A MAIS NOVA ATRAÇÃO DO PARQUE NACIONAL DA TIJUCA

RIO DE JANEIRO - Canopy. Quem ouve essa palavra logo pensa que é uma expressão tupi-guarani. Mas, na verdade, trata-se de um termo de origem inglesa, que significa pálio, dossel, sobrecéu, ou seja, qualquer cobertura ornamental constituída de árvores e flores.

A palavra também dá nome a uma atividade turística, desenvolvida nas florestas da Costa Rica e Panamá e tem alguma semelhança com arvorismo, embora com características bem próprias. E é exatamente essa a novidade que Celso Junius, coordenador do Núcleo Municipal de Apoio ao Parque, em parceria com a ONG TSI (Tropical Sustainability Institute´s), pretende implantar no Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, com o apoio da direção da unidade.

Durante recente palestra, Junius convidou Gonzalo Barquero, representante da TSI, que apresentou alguns dados sobre a prática do canopy na Costa Rica. Segundo ele, a atividade pode gerar renda alternativa para o parque, emprego para muita gente, uso público adequado, divulgação das ações de preservação e estímulo à educação ambiental.

FONTE: ABN NEWS - 19/01/2010 01:31

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

CURSO BÁSICO DE ESPORTES E ATIVIDADES DE AVENTURA

EVENTO: CURSO BÁSICO DE ESPORTES E ATIVIDADES DE AVENTURA
LOCAL: Parque dos Papagaios, município de Araguari - MG
PERÍODO: todos os finais de semana por tempo indeterminado
ATIVIDADES:
- Introdução a diferentes tipos de nós e amarrações;
- Noções de técnicas verticais de escalada (rapel e ascenção);
- Condução de Grupos em Trilhas;
- Orientação e Navegação;
- Noções de Primeiros Socorros e Resgate;
- Montagem de Acampamento Noturno;
- Noções de técnicas de sobrevivência na selva (adaptadas as condições de cerrado e mata atlântica).

INVESTIMENTO: R$320,00 á vista ou 2 X de R$160,00

ATENÇÃO: vagas limitadas e preços especiais para grupos!

Inscrições e maiores detalhes: alexbelha@hotmail.com ou pelo telefone: 0xx 34 96795658

IMPORTANTE:
- As atividades são monitoradas por diferentes professores/profissionais formados em áreas como Educação Física, Biologia entre outras.
- Todo o equipamento utilizado durante o curso é fornecido pelos instrutores com exceção do saco de dormir.
- Recomenda-se levar uma mochila para objetos pessoais como por exemplo material de higiene.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

CURSO ENSINA ESCALADA EM ÁRVORES NA AMAZÔNIA

13/01/2010 - 12h01
Por Karina Miotto*
Uma parceria entre as organizações norte-americanas Tree Climbers International (TCI) e Tree Climbing Northwest e a brasileira Naturalia Amazon Expeditions, com sede em Manaus (AM), acaba de promover três cursos de escalada em árvores em Presidente Figueiredo (AM) no Naturalia Amazon Ecolodge, um hotel localizado dentro de uma grande área verde de 270 hectares. É a primeira vez que uma parceria como esta acontece no Brasil. Os objetivos são promover o uso de uma técnica segura e eficiente de escalada em árvores para fins científicos e de lazer, além de criar alternativas ecoturísticas para a região.

Tree climbing - que em português significa “escalada em árvore” -, é uma atividade nova no país, mas que já faz sucesso na Europa, nos Estados Unidos e no Japão. A técnica de escalada desenvolvida pela TCI (instituição internacional pioneira em escaladas recreativas) é extremamente recomendada para quem quer chegar ao topo das árvores causando o mínimo de impacto ambiental e com total segurança - em mais de 20 anos de atividade, nunca houve registro de acidente.

As aulas duram de três dias a uma semana, custam de 850 a 1700 dólares com direito a hospedagem no Naturalia Amazon Ecolodge, são ministradas em inglês e voltadas a pesquisadores e turistas. Quem tem dado cursos pela TCI no Brasil é o instrutor Tim Kovar. Em 16 anos de profissão, ele já ensinou mais de cinco mil pessoas.

O que difere cursos de escaladas em árvores já existentes no país do que é ensinado por Kovar é que os alunos aprenderão as técnicas diretamente de um instrutor oficial da TCI – uma associação internacionalmente reconhecida entre escaladores de todo o mundo.

No curso básico, são ensinados dois métodos diferentes: o chamado Doubled Rope Technique (DRT) que, em português, pode ser traduzido como “técnica de corda dupla”, normalmente utilizado por quem prefere escalar árvores de pequeno a médio porte (de 4 a 5 metros e de 5 a 8, respectivamente). E o Single Rope Technique (SRT), ou “técnica de corda única”, desenvolvido para escalar árvores mais altas.

No avançado, depois de passar pelo básico, os alunos aprendem a se movimentar melhor pelos galhos para amarrar “tree boats”, espécie de “rede” que permite deitar e até dormir nas árvores com conforto e segurança. No terceiro, são preparados para ensinar escalada a outras pessoas – para ser aceito nesta aula, é preciso cumprir uma série de pré-requisitos. Afinal, praticar tree climbing é muito bom e não é um bicho de sete cabeças, mas requer prática e habilidade, ainda mais se a intenção for ensinar a técnica a outras pessoas.

Mais informações:
Tree Climbers International (http://www.treeclimbing.com/)
Naturalia Amazon Expeditions (http://www.tropicaltreeclimbing.com)

* Karina Miotto é jornalista ambiental, palestrante sobre a Amazônia e autora do blog Eco-Repórter-Eco (http://www.ecoreportereco.blogspot.com)

FONTE: http://envolverde.ig.com.br

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

PROJETO ECOALDEIA PORTAL DE LUZ EM ALTO PARAÍSO GOIÁS PRETENDE OFERECER ESCALADA EM ÁRVORES COMO ATIVIDADE DE RECREAÇÃO TURÍSTICA

Navegando pela internet visitei um blog com uma proposta interessante referente a construção de ecovilas! Uma das atividades que o projeto proposto pelo grupo "Ecoaldeia Portal de Luz" de Alto Paraíso em Goiás é a escalada de árvores conforme o texto retirado do próprio blog e reproduzido a seguir:
"Junto aos nossos monitores, poderão fazer com segurança excursões, e praticar montanhismo, natação, rappel, rafting e escalada de árvores, assim como artes defensivas e construção de cabanas rusticas e abrigos. Lhes ensinaremos como montar um grande acampamento com todos os requisitos indispensáveis: (higiene, saude, ecologia, etc)."
É sempre bom encontrar pessoas ou grupos de pessoas comprometidos com a questão ambiental e sempre que possível o Blog Escaladas no Cerrado fica sintonizado em iniciativas como esta. Assim que coletar ou receber maiores informações sobre o projeto "Ecoaldeia Portal de Luz" estarei disponibilizando as mesmas para os amigos aqui!!! Fica registrado o link para quem tiver interesse em saber maiores informações sobre esta Ecoaldeia em:
http://redelatinabrasil.blogspot.com/2010/01/ecoaldeia-portal-de-luz-alto-paraisogo.html

Grande abraço a todos e boas escaladas!!!

domingo, 10 de janeiro de 2010

CURSO ENSINA TÉCNICAS DE ESCALADA AOS COLETORES DE SEMENTES

Escrito por Fernanda Carreira
Ter, 01 de Dezembro de 2009 18:58


O objetivo do curso é contribuir com o trabalho das famílias associadas, garantindo sua segurança

Com o objetivo de potencializar o trabalho dos agricultores familiares, cadastrados no Projeto Sementes do Trabalho e aperfeiçoar as técnicas de coleta de sementes, o IBFLORESTAS juntamente com o biólogo Alexandre Coletto da Silva, realizará nos dias 12 e 13 de dezembro, em Uberlândia, o curso de escalada para os coletores de sementes nativas da Mata Atlântica.
Alexandre Coletto é um dos poucos instrutores do Brasil que utiliza a técnica de ascensão vertical ao dossel para a coleta de sementes na copa das árvores. Segundo o biólogo, na região Norte do País, há um maior número de praticantes seja por hobbie ou pesquisa. "Eu gostaria que este curso e as atividades que desenvolvo aumentassem o número de adeptos da escalada em árvore", diz.
De acordo com o biólogo, as técnicas de ascensão vertical que serão ministradas no curso, além de facilitar a colheita de sementes, abrem inúmeras possibilidades de prestação de serviços, na área ambiental, para os agricultores. Os serviços prestados por esses profissionais incluem o resgate de fauna, coleta de sementes ou material botânico fértil, estudos de comportamento, monitoramento de ninhos de animais, estudo e monitoramento da artropodofauna associada a espécies arbóreas, etc.
O instrutor explica que o curso irá contribuir muito para uma nova visão dos coletores que não mais ficarão restritos as coletas de solo. “Agora, eles poderão ter acesso a lugares em que só poderiam realizar seu trabalho com auxílio de instrumentos como o podão botânico, uma haste de alumínio com uma guilhotina na extremidade, que é manuseada do solo por meio de uma pequena corda pelo coletor”, detalha Coletto.
Para o biólogo, atualmente há uma demanda crescente por profissionais ligados a área ambiental capacitados para desempenhar trabalhos relacionados à copa das árvores. Com esse curso, a coleta se torna mais segura, pois, além dos equipamentos serem derivados da escalada em cavernas, eles possuem padrões de certificação que seguem normas rigorosas, tudo isso com o objetivo de garantir aos trabalhadores que estarão na copa das árvores, a máxima segurança com risco controlado.
Se você tem interesse em ser mais um parceiro do IBFLORESTAS, sendo um financiador do Projeto Sementes do Trabalho ou doando produtos, entre em contato conosco. Caso, você queira ser um associado do programa ou um produtor de mudas, cadastre-se aqui.

Termos mais procurados: mudas nativas; sementes nativas; parcerias socioambientais; Projeto Sementes do Trabalho; mudas da Mata Atlântica

FONTE: http://www.ibflorestas.org.br/pt/ultimas-noticias/25-noticias/215-curso-ensina-tecnicas-de-escalada-aos-coletores-de-sementes.html

NOTA DO BLOG: Apesar dessa matéria ter sido publicada no ano passado achei importante postar no blog para que outras associações e/ou instituições conheçam um pouco mais sobre o Projeto Sementes do Trabalho e sigam o exemplo no sentido da profissionalização e capacitação de seus coletores. Caso você faça parte de alguma associação ou instituição que presta serviços na área ambiental e queira maiores informações sobre cursos de escalada em árvores entre em contato por meio do telefone ou e-mail disponíveis nesse blog. Um Feliz Ano Novo a todos,

Alexandre Coletto da Silva